Atualmente um dos desafios dos gestores de TI é garantir o desenvolvimento de aplicações e serviços digitais com rapidez, baixo custo e qualidade.

Neste contexto, saber como otimizar os recursos, usando métodos alternativos e eficazes é fundamental. O que é uma das propostas da plataforma Mendix low-code.

Para lidar com essa questão, a chave é manter o foco no “produto” e não no projeto, buscando ganhar celeridade e escala no desenvolvimento de novas soluções.

Com o objetivo de atender às demandas de inovação com agilidade, explorando recursos valiosos como tempo e energia do time, muitos líderes de TI vêm optando pelo desenvolvimento low-code.

Ao trabalhar com metodologias ágeis, como a plataforma Mendix low-code, a área de TI consegue reduzir o prazo previsto para cada entrega. Consequentemente, o backlog também tende a diminuir bastante.  

Neste artigo, você entenderá os diferenciais da plataforma Mendix low-code.

Plataforma Mendix low-code: entenda se a plataforma é a ideal para a sua área

Com o avanço da transformação digital, o mercado de low-code também está crescendo. 

Embora os gestores de TI saibam que investir em metodologias ágeis é uma boa ideia, muitos desconhecem os critérios para selecionar o fornecedor de plataforma low-code.  

Para ajudar, o Gartner lançou, recentemente, um Relatório de Capacidades Críticas para Plataformas de Aplicativos Low-code. O documento traz algumas diretrizes que orientam a definição da ferramenta ideal para o setor de TI. 

Por onde começar a avaliação das plataformas de low-code

Para conduzir a inovação corporativa e os projetos de TI, reduzindo o time-to-market, o primeiro passo é escolher a plataforma de low-code.

A seguir, mostramos cinco casos de uso que destacam a Mendix como referência no mercado.

Casos de uso críticos de uma plataforma low-code de sucesso

Os casos de uso críticos ressaltam as demandas de transformação digital que podem ser atendidas com o uso da plataforma low-code. Recentemente, eles foram elencados no relatório de Capacidades Críticas do Gartner.

Confira:

Aplicativo de TI da unidade de negócios

Esta categoria mede a força dos recursos fornecidos aos usuários que procuram construir novos aplicativos corporativos para web, dispositivos móveis, dados, lógica de negócios e serviços externos.

O objetivo é atender demandas em cenários B2B e B2E com um prazo de entrega estimado em oito semanas. A plataforma Mendix low-code recebeu a pontuação mais alta com 3,9 em 5.

Aplicações web e mobile para SaaS e ISV

Este caso de uso visa determinar a capacidade de uma oferta de low-code do fornecedor e sua eficácia na construção de aplicativos móveis e de Web SaaS e ISV.

Além disso, avalia o potencial de fornecer experiências de usuário ricas para cenários B2B e B2C. A Mendix recebeu a pontuação mais alta com 4,03 em 5.

Aplicativo combinável Fusion Team

Este caso de uso avalia a eficácia da funcionalidade que permite a montagem de experiências no aplicativo a partir de um portfólio de ‘blocos de construção’.

Eles permitem a personalização das experiências para o usuário final. A Mendix também se destacou nesta categoria com a nota mais alta: 4,0 em 5.

Aplicativo de processo de negócios de TI empresarial

Este caso de uso examina a capacidade da plataforma low-code de automatizar processos de negócios complexos na era da transformação digital.

São avaliados também fluxos de trabalho, gerenciamento de casos com lógica de negócios sofisticada, serviços externos e várias funções de usuário final para cenários B2E.

A plataforma Mendix low-code recebeu a terceira maior pontuação com 3,98 em 5.

Muito além do relatório de capacidade crítica do Gartner, a plataforma Mendix recebe validação de clientes e parceiros que já exploram as metodologias ágeis.

Como vimos até aqui, a plataforma Mendix se destaca na lista de recursos críticos elaborada pelo Gartner. Ela é a primeira e única plataforma de aplicativos de low-code que entrega todos os recursos necessários para os projetos de inovação do setor de TI. 

A paltaforma conta com uma série de recursos, como abstração, automação de processos, maior agilidade organizacional para novos domínios, desenvolvimento móvel nativo, integração de dados, portabilidade em nuvem e muito mais.

Tudo para viabilizar os projetos de transformação digital da companhia.

A plataforma Mendix é uma solução low-code robusta e madura, ou seja, pronta  para atender às demandas de TI da sua organização.

Gostou do artigo e quer conhecer outros temas relevantes para a transformação digital? Continue acompanhando o Blog TrueChange