O mercado low-code está em crescimento e as empresas estão atentas à sua importância para a transformação digital.
Em um contexto em que a busca por inovação deve ser acelerada para se manter competitivo, investir em tecnologias de funcionalidades práticas é a máxima de qualquer negócio alinhado com as tendências.
O low-code traz exatamente essa proposta: são plataformas para criação de aplicativos a partir de estruturas intuitivas e de poucos códigos.
A base é a construção por blocos visuais, que facilitam o trabalho sendo que até quem tem pouca ou nenhuma experiência com programação pode participar no desenvolvimento de aplicações.
Neste artigo, vamos explorar esse cenário de tantas possibilidades para as empresas, entendendo a aceitação do mercado low-code e porque ele está em ascensão. Confira a seguir!
Inovação: a força motriz por trás do low-code
O principal motivo para o crescimento do low-code no mercado é seu poder de inovação e a velocidade com que promove a transformação digital. As empresas que buscam vantagem competitiva precisam estar sempre à frente de tendências.
Por isso, o desenvolvimento ágil de software precisa ser uma prioridade.
E o que é a inovação senão uma facilitadora de experiências? Ao pensar no conforto do cliente, uma empresa precisa reinventar processos com tecnologias modernas e funcionalidades novas.
E, se isso for feito de maneira rápida, ela terá mais chances de estar à frente da concorrência.
É exatamente o que as plataformas low-code proporcionam, pela facilidade de desenvolvimento de software.
Low-code: tecnologia potencializada pela pandemia
Quando a Covid-19 chegou, tivemos que enfrentar um cenário complexo que culminou no lockdown. A quarentena exigiu que os colaboradores trabalhassem em home-office.
Consequentemente, muitas empresas precisaram repensar os negócios e atualizar suas tecnologias, acelerando — e muito! — o processo de transformação digital.
Na área médica, por exemplo, a telemedicina finalmente ganhou uma regulamentação, em um processo que antes estava devagar.
Já em outros setores, o home office se mostrou um formato interessante de trabalho.
Os profissionais de tecnologia se adaptaram bem a essa nova dinâmica, mas as empresas precisavam encontrar uma forma de acelerar o lançamento de suas soluções tecnológicas.
Foi assim que o low-code ganhou espaço no mercado. Os olhos de empreendedores e gestores se voltaram para as ferramentas catalisadoras de lançamentos.
Por ser de fácil compreensão, esse formato se mostrou fundamental para a inovação, com seus modelos predefinidos e interface intuitiva.
Mercado de TI enfrenta a falta de profissionais especializados: é um problema?
Para o low-code, não necessariamente! Na hora de montar times de TI e equipes de desenvolvimento para os projetos de aplicativos e software, as empresas têm um novo aliado ao utilizar plataformas de código-baixo: as áreas de negócios.
Em um movimento onde pessoas das mais diferentes áreas começam a convergir com a tecnologia, diferentes áreas de negócio passam a trabalhar juntas com uma plataforma de aprendizado acelerado e de fácil adaptação.
Isso acontece porque as plataformas low-code são orientadas a negócios.
Ou seja: analistas de negócios, analistas de sistemas e proprietários de processos de outras áreas conseguem trabalhar diretamente com o time de desenvolvimento.
Mesmo com pouco ou nenhuma bagagem de programação, mas com forte propriedade no produto, nos requisitos e nas necessidades do cliente/usuário final.
Não é sonho, já é realidade…
A Zurich Insurance, recorre ao desenvolvimento ágil e ao low-code, com a plataforma Mendix, para executar seus três objetivos estratégicos: centralidade do cliente, simplificação e inovação.
A equipe DevOps da Zurich é parcialmente equipada com ex-analistas de negócios – desenvolvedores com uma consciência aguçada dos requisitos de negócios, mas pouco conhecimento tradicional de codificação.
Ao abraçar a forte propriedade do produto do negócio para garantir soluções e usando low-code para desenvolver suas aplicações, a Zurich está realizando vários milhões de libras de valor de negócios por ano a partir de seu portfólio de aplicativos.
Uma empresa orientada por software
Líder global em tecnologia automotiva, a Continental nunca deixou de inovar.
A Continental descobriu que, quando se tratava de modernizar sistemas e processos legados, a plataforma low-code Mendix era onde a borracha encontrava a estrada.
O papel da área de negócio foi fundamental no desenvolvimento da nova ferramenta de substituição de aplicativo de número de material, que permite que os usuários enviem solicitações para criar ou reutilizar materiais de produção.
Usando Mendix, as áreas de TI e negócios foram capazes de co-desenvolver a nova ferramenta e criar integrações mais limpas com seu sistema de back-end SAP ERP.
Isso levou a dados mais limpos e disponíveis e, em última análise, a uma melhor funcionalidade de pesquisa para os usuários.
O trabalho entre as duas áreas teve um grande impacto na forma como negócios e TI colaboram, levando a criação de mais soluções dentro da Continental.
Low-code é porta de entrada para novos profissionais
A facilidade para utilizar o low-code tem suas vantagens para as empresas, mas também traz oportunidade para novos profissionais.
Em primeiro lugar, porque pessoas de outras áreas da empresa podem interagir no desenvolvimento das soluções.
Isso gera a oportunidade de personalizá-las especificamente para as necessidades do negócio.
Por outro lado, também é uma ótima oportunidade para quem deseja entrar na área de tecnologia.
No atual cenário econômico, esse é um caminho importante para gerar novos empregos e favorecer a recolocação de vários brasileiros que se encontram desempregados.
O número de vagas em tecnologia segue em uma curva crescente, impulsionado não só pela falta de profissionais, mas pelo boom do setor após a pandemia.
Segundo um levantamento da GeekHunter, foram 310% novas vagas somente em 2020, quando a Covid-19 se espalhou no país.
Com tantas oportunidades, no entanto, as empresas que enxergarem o valor do mercado low-code podem sair na frente.
Além de preencherem suas vagas mais facilmente e incentivarem novos profissionais, elas aceleram o processo de transformação e podem usar novas aplicações em menor tempo.
Quais são as previsões para o mercado low-code?
A pesquisa do Gartner apresentada anteriormente aponta também que 50% dos clientes de tecnologia low-code até 2025 serão pessoas fora do universo de tecnologia da informação.
Elas devem parar de depender tanto do técnico de TI e mudar o mindset para trabalhar em conjunto com as áreas de negócios.
Outro relatório da consultoria prevê que 65% dos softwares no mundo serão desenvolvidos a partir dessas plataformas até 2024, com crescimento médio de 40% ao ano.
Em 2021, o mercado low-code movimentou US$ 13,8 bilhões de receita em todo o mundo — 22% a mais que 2020.
E é fácil entender o porquê desse cenário. O design intuitivo e funcional das plataformas low-code permite que pessoas sem bagagem técnica, mas com conhecimento do negócio, possam trabalhar em conjunto com os times de desenvolvimento para criar soluções.
Atualmente, já é possível perceber dois nichos claros no mercado. De um lado, temos as empresas que optam por investir no low-code para lançar produtos com mais velocidade.
Do outro, as empresas que oferecem esse tipo de plataforma para suprir a necessidade dos clientes e acelerar a produtividade de seus times.
Embora sejam personas diferentes, seus objetivos convergem na mesma direção: a busca pela inovação e rapidez na transformação digital.
O low-code, então, revela-se uma verdadeira democratização da programação, levando a tecnologia para mais perto de pessoas sem conhecimento aprofundado.
Se você deseja avançar na transformação digital com a ajuda do low-code, que tal conhecer a plataforma Mendix? Veja como otimizar seu negócio com a nossa solução!