Um crescente desafio tem permeado o setor de Tecnologia da Informação nos últimos anos: a demanda de software está ultrapassando a capacidade de entrega das organizações e prejudicando o time-to-market.

É claro que esta afirmação não deixa de ser verdade. Mas e se nós dissermos a você que esta não precisa ser a realidade do seu negócio?

Empresas ao redor do mundo estão apostando em soluções como a plataforma low-code Mendix, como forma de acelerar suas estratégias de transformação digital. E o motivo principal são as inúmeras vantagens que esta tecnologia proporciona. 

No texto a seguir, mostraremos quais são as vantagens do low-code e o que buscar ao procurar pela melhor plataforma. Acompanhe! 

Principais benefícios de uma plataforma low-code no desenvolvimento de sistemas

Alguns benefícios do low-code são mais amplamente conhecidos, e nós já abordamos o assunto neste blog algumas vezes. Entre eles, podemos citar o aumento da capacidade da equipe de TI de atender às novas demandas de mercado e criar softwares desde o início e com um excelente time-to-market

Além disso, a linguagem de modelagem visual ainda permite a colaboração entre desenvolvedores e especialistas, o que pode potencializar algumas iniciativas como experiência do cliente perfeita, por exemplo.  

Mas em que outras áreas as plataformas de desenvolvimento low-code podem beneficiar um negócio? 

Low-code e a busca pela automação de processos

Estratégias de automação estão entre os investimentos mais comuns de qualquer empresa que deseje passar pela transformação digital. De acordo com esta publicação da revista TI Inside, baseada em um relatório desenvolvido pela Forrester Consulting, 50% das empresas consultadas tinham a pretensão de investir em software de automação de processos para diversos setores.

A mesma publicação, porém citando uma pesquisa elaborada pela UiPath, afirma que 70% dos profissionais de RPA (sigla para Automação de Processos Robóticos) consultados disseram que a organização onde trabalham quer contratar mais desenvolvedores durante 2021. 

Estes dados mostram que a automação de processos é um investimento em amplo crescimento que pode agilizar quase 4,5 meses de tempo de trabalho anual por colaborador.

Como alternativa para a criação de sistemas e robôs de automação, as plataformas low-code aparecem como principal alternativa, já que as mais completas do mercado oferecem ferramentas de automação de processos incorporadas.

Em outras palavras, uma plataforma low-code mais robusta permite a criação de aplicações que automatizam processos de ponta a ponta.

Em vez de usar um software de gerenciamento de processos de negócios ou ferramentas de automação de processos robóticos, uma plataforma robusta de low-code com capacidade de integração em outros sistemas garante às organizações a capacidade de implantar e usar as aplicações com mais rapidez.

Enfim, qual a melhor plataforma low-code para o seu negócio?

Neste post nós já abordamos este assunto mais amplamente, mas vamos mostrar mais 4 características que devem ser analisadas antes de escolher a parceria adequada.

Criação de melhores aplicações de processos de negócios

Algumas plataformas foram construídas de maneira que tanto o departamento de TI quanto o de negócios conseguissem trabalhar em sinergia em um único sistema. Difícil de entender? Vamos imaginar uma situação que ilustra esta característica. 

Uma instituição bancária quer reimaginar o processo de empréstimos utilizando low-code. Para este objetivo, era necessário que o sistema conseguisse integrar as áreas de TI e o restante da empresa. 

Algumas funcionalidades são essenciais para isso, como uma ferramenta de edição de fluxo de trabalho que adicione lógica de processo às aplicações, por exemplo.

Além disso, outras características podem ser bastante importantes também, como linguagem visual e integração com outros sistemas que se atualizem e adaptem às necessidades do mercado sempre que necessário.

Velocidade no desenvolvimento

Uma das características que vem fazendo do low-code uma escolha vantajosa é a capacidade de permitir desenvolvimentos de software rápidos.

E isso se dá por um importante motivo: a possibilidade de construir aplicações com componentes reutilizáveis ou permitindo que desenvolvedores menos experientes criem suas próprias aplicações time-to-market por conta da linguagem visual de fácil compreensão.

Integração de dados

Acelerar o tempo de desenvolvimento não depende apenas do ambiente de desenvolvimento. A integração e o gerenciamento de dados podem retardar significativamente o processo.

Se você procura desenvolver aplicações que precisam ser integradas a vários sistemas – como no exemplo do aplicativo de processo de negócios – é fundamental buscar uma plataforma low-code que facilite a integração. 

Alguns produtos têm um repositório de metadados que abstrai integrações por meio de funções de “arrastar” e “soltar”. Isso significa que é possível encontrar, entender e usar melhor os dados sempre que precisar.

Fácil implantação

Ser ágil não significa facilitar a implantação. A plataforma certa de low-code não deve prendê-lo em um cenário de nuvem específico.

As empresas precisam ter a opção de implantar em qualquer nuvem de sua escolha, já que as necessidades mudam constantemente e as aplicações precisam ser escalonadas em serviços de nuvem adequados a essas novas necessidades. Ou seja, nunca deixe de verificar se a plataforma de low-code escolhida permite implementação em todos os tipos de nuvem

Entender os diferenciais entre as provedoras de plataformas de desenvolvimento de low-code não é uma tarefa rápida, mas pode ser muito mais simples e assertiva se você sabe o que buscar.

Nunca mais deixe de implementar um sistema pela capacidade de entrega da sua equipe ou pela falta de profissionais qualificados.

Entre em contato clicando aqui e veja como a TrueChange pode entregar uma análise inteligência das suas necessidades para simplificar soluções com low-code!