Seja para atualizar os processos de negócios defasados, seja para automatizar os fluxos de trabalho ou ainda para inovar na oferta de um produto ou serviço digital.
Em qualquer um dos casos de uso, o trabalho de desenvolvimento é intenso, exigindo muita dedicação do time de TI, programação complexa e integrações de sistemas, o que traz a necessidade de acelerar e implementar a automatização de processos para o ganho de produtividade.
Nesse contexto, a verdade é que existe uma demanda reprimida de desenvolvimento para atualizar e criar esses processos.
Porém, para as empresas buscarem no mercado soluções de gerenciamento de processos de negócios (BPM) pode ser complicado e caro.
Com tantas soluções disponíveis – Gerenciamento de Processos de Negócio (BPMs), suítes de gerenciamento de processos de negócios inteligentes (iBPMS) e automação de processos robóticos (RPA) – e promessas de fluxo de trabalho inteligentes, é difícil escolher a plataforma certa.
Contudo, o mercado já dispõe de uma solução que vem ganhando cada vez mais espaço.
Por meio de seu desenvolvimento visual e abordagem centrada no usuário, plataformas de low-code surgem como a alternativa viável para esse tipo de demanda.
Elas reduzem a complexidade envolvida na criação de um processo de negócios, facilitando a jornada de criação de sistemas e serviços corporativos e gerando a oportunidade de automatização de processos.
Neste artigo, você conhecerá algumas das vantagens da plataforma Mendix Low-Code, projetada exclusivamente para preencher a lacuna entre negócios e TI, bem como promover a colaboração em todo o ciclo de vida de entrega do aplicativo.
Continue lendo o artigo e saiba mais!
Mendix: criação de processos de negócios com low-code
Processos ineficazes existem em praticamente todas as organizações. Muitas vezes, mesmo sendo de missão crítica, eles proporcionam uma experiência de usuário ruim e desperdiçando um tempo valioso em tarefas simples e repetitivas.
E essa é uma realidade que precisa ser transformada. Afinal, os processos de negócios são a força vital de uma organização. De acordo com a McKinsey, “as organizações em todas as regiões e setores estão automatizando pelo menos alguns processos de negócios, mas apenas uma pequena maioria conseguiu atingir suas metas.”
Na prática, as empresas podem perder uma boa fatia de sua receita devido a ineficiências na operação. Para evitar esse tipo de prejuízo, é preciso mudar a abordagem.
Os aplicativos de processos empresariais verdadeiramente bem-sucedidos requerem colaboração entre TI e proprietários de negócios.
Ao adotar uma plataforma de low-code, como a Mendix, para o gerenciamento de processos de negócios você garante acesso a uma linguagem central que tanto a TI, o proprietário do processo de negócios e o usuário possam entender.
Em sua estrutura arquitetônica, a plataforma Mendix também traz características importantes, como:
- Design e execução orientados por modelo para suportar ciclos de mudança rápidos;
- Monitoramento de aplicativo flexível;
- Extensões de aplicativo controláveis;
- Segurança integrada atendendo aos padrões mais rigorosos.
Mendix e a automatização de processos de negócios
Usando a plataforma low-code Mendix, você pode ir além dos recursos do iBPMS e integrar-se facilmente a sistemas de terceiros, se necessário.
A plataforma oferece, inclusive, uma saída de aplicativos separados nos quais os processos são executados. Essa estrutura oferece mais flexibilidade e operabilidade entre eles, mas, principalmente, a possibilidade de adicionar UIs (ou experiências) e a lógica em cima delas.
O Mendix fornece ainda funcionalidade pronta para uso quando se trata de suporte a modelos de processos visuais.
Assim, a plataforma torna o desenvolvimento acessível para desenvolvedores cidadãos, ao mesmo tempo que torna mais fácil para os desenvolvedores.
Isso ocorre porque o projeto de lógica de negócios visual e modelos de decisão é apoiado por dois editores dedicados do Mendix, Studio e Studio Pro. Um editor de fluxo de trabalho é oferecido em ambos os ambientes.
Desse modo, os desenvolvedores cidadãos, que possuem o conhecimento tácito do processo de negócios, têm os recursos que precisam para criar um aplicativo de fluxo de trabalho capaz de atender às necessidades do usuário.
Desenvolvimento orientado a modelos
Para envolver a empresa no projeto e desenvolvimento de aplicativos a um nível em que os usuários possam participar ativamente, adotamos totalmente uma abordagem de Desenvolvimento Orientado a Modelos (MDD).
Esse é um excelente mecanismo de comunicação para alinhar os negócios e as partes interessadas de TI, garantindo assim maior qualidade e resultados mais positivos.
O Desenvolvimento Orientado a Modelos surgiu como uma das principais abordagens para permitir um desenvolvimento rápido e colaborativo. Como são usados modelos visuais para definir a estrutura de dados, lógica de aplicativo e processo, interfaces de usuário, essa abordagem torna a construção de aplicativos mais ágil, eliminando a necessidade de codificação de baixo nível e trabalhosa.
Assim, o time ganha em produtividade, já que o processo se torna mais rápido do que seria com o uso das linguagens de programação tradicionais como C # e Java.
Plataforma Mendix: conheça os principais benefícios
Voltada ao desenvolvimento low-code, a plataforma Mendix permite que a programação seja feita de forma intuitiva e com a colaboração integrada.
Os aplicativos são multicanais: uma vez criados, basta que o programador execute em qualquer lugar, dispensando a necessidade de ferramentas e bases de código.
Com arquitetura nativa em nuvem, a velocidade no tempo de entrega é um dos diferenciais de destaque.
Confira as principais vantagens da Mendix:
- Mudanças mais rápidas: qualquer alteração no modelo não exige uma etapa explícita de regeneração, reconstrução, novo teste e implantação. Isso leva a um tempo de resposta mais curto.
- Extensões controladas: a extensão do modelo com código customizado é controlada de forma mais simples a partir de uma camada API na plataforma.
- Flexibilidade de implantação de nuvem: um ambiente de tempo de execução, como o Mendix Business Server, fornece uma camada adicional no topo da infraestrutura. Mendix é construído para a nuvem, uma solução PaaS.
- Melhor portabilidade: é fácil configurar um ambiente de tempo de execução como o Mendix Business Server para rodar em várias plataformas, usando, por exemplo, diferentes sistemas operacionais e plataformas de nuvem.
- Mais fácil de implantar: você só precisa iniciar o servidor de runtime e colocar o modelo nele. A Mendix automatiza este processo com a implantação de um único clique.
- Mais flexível para monitorar: o monitoramento do aplicativo pode ser configurado de forma mais dinâmica e flexível.
- Mais fácil de atualizar: incorporar alterações no mecanismo de tempo de execução e reiniciá-lo com o mesmo modelo é mais simples com Mendix. Você não precisa gerar o código novamente.
- É mais seguro: você só precisa fazer o upload do seu modelo em um ambiente em nuvem. Ou seja, não há necessidade de acessar o sistema de arquivos ou outros recursos do software. Apenas o código no servidor de runtime pode acessar as bibliotecas do sistema.
- Análise em tempo de execução: como o modelo está disponível em tempo de execução, é possível depurar seus modelos percorrendo-os no tempo de execução. Você pode, por exemplo, adicionar pontos de interrupção no nível do modelo.
Sabendo que uma parte significativa do Custo Total de Propriedade (TCO) dos aplicativos, na verdade, vem após o go-live inicial, a abordagem do Mendix para MDD e Execução do Modelo gera economias e ganhos substanciais em agilidade e flexibilidade para os ciclos de mudança de aplicativos.
Em contrapartida, a metodologia de geração de código, como Java ou .NET, é mais inflexível e resulta em desafios de manutenção, dificultando a cobertura de requisitos de segurança, escalabilidade e desempenho.
Certamente, você já sabe qual modelo escolher para o desenvolvimento das suas soluções. Entre em contato conosco e conheça o potencial da plataforma Mendix!