De tempos em tempos a Forrester, renomada empresa norte-americana de pesquisa de mercado, publica um relatório chamado Forrester Wave, no qual aponta as principais tendências do mercado de TI para ajudar tomadores de decisão a identificarem as melhores estratégias para seus projetos de transformação digital.

A publicação mais recente, datada do segundo trimestre de 2021, tem um tópico exclusivo sobre plataformas low-code e apontou, entre as principais tecnologias, a plataforma Mendix como líder pelo quarto ano consecutivo.

As plataformas de desenvolvimento low-code estão se tornando uma escolha cada vez mais comum entre empresas de tecnologia.

E este fato foi potencializado durante a crise da Covid-19, já que a tecnologia é perfeita para a criação ágil de novos sistemas. 

A seguir mostraremos que critérios devem ser considerados na hora de escolher a melhor empresa provedora de plataformas low-code e quais foram os argumentos utilizados pela Forrester para eleger a Mendix como número um. Confira!

A importância de escolher a melhor plataforma de low-code

A crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19 e a crescente busca pela transformação digital mostraram que as plataformas de low-code têm sido a principal escolha para quem quer desenvolver sistemas.

Este aumento da concorrência obrigou as provedoras de low-code a melhorarem suas soluções e buscarem inovações constantes para se destacarem no mercado.

E no meio de tanta opção de qualidade, como escolher a parceria que mais se adapta ao seu negócio?

Segundo a Forrester, 3 fatores devem ser avaliados:

Diferentes padrões de desenvolvimento

Automação é uma aposta popular entre empresas que querem eficiência e produtividade nos processos corporativos.

Ao escolher a melhor plataforma de low-code, é necessário avaliar se a tecnologia é adequada para todos os tipos de projetos que surgirem, desde os mais simples até os mais complexos.

Ferramentas adequadas para diferentes públicos-alvo

As plataformas de low-code devem atender aos diferentes tipos de colaboradores que irão utilizá-la, desde os mais experientes até profissionais novatos.

Na hora de escolher a melhor tecnologia, é necessário analisar os perfis dos colaboradores para escolher um produto adequado para cada um deles.

A boa notícia é que os fornecedores estão investindo ativamente para abordar novos perfis de desenvolvedores nas melhorias de suas plataformas. 

Requisitos específicos de infraestrutura, arquitetura e processo de desenvolvimento

Existem vários fornecedores de plataformas low-code além das 14 empresas citadas no relatório da Forrester.

Cada uma delas oferece determinado processo de implantação, serviços ligados a outros parceiros, fornecimento virtual de ferramentas de desenvolvimento prontas ou que deverão ser integradas aos sistemas do cliente, entre outros.

Antes da assinatura do contrato ou da escolha da tecnologia, é necessário conhecer cada particularidade entre as empresas da concorrência para saber identificar qual delas será a melhor para o seu negócio.   

Por que a plataforma Mendix low-code é a melhor escolha?

O relatório Forrester Wave comparou as características das principais plataformas de low-code disponíveis atualmente no mercado. Entre os 27 critérios de avaliação utilizado estão:

  • Oferta atual: Os principais critérios avaliados incluem modelagem de dados e ferramentas de gerenciamento, ferramentas de desenvolvimento de integração e adaptadores, design de processos e manutenção, ferramentas de desenvolvimento e experiência do usuário e ferramentas para desenvolvedores de negócios.
  • Estratégia: Foram avaliados a visão do produto, o roteiro de inovação, o ecossistema de parceiros, a abordagem de mercado e os planos de melhorias. 
  • Presença no mercado: Os critérios relacionados a este tema avaliaram a receita exclusiva das vendas das plataformas de low-code e número de clientes.

Em relação aos critérios listados acima, a plataforma Mendix de low-code recebeu nota máxima em grande parte deles, principalmente funcionalidades para dados e integração, experiência do cliente, visão de produto, inovação, planejamento de melhorias e abordagem de mercado.

Diferenciais das plataformas de low-code e da plataforma Mendix

A partir dos critérios avaliados, o relatório da Forrester apontou os motivos que fizeram do low-code da plataforma Mendix a melhor opção entre a concorrência por mais um ano consecutivo.

Segundo a publicação, a plataforma Mendix é colaborativa e voltada para diferentes públicos-alvo e casos de uso.

A empresa continua a definir o ritmo para o mercado de low-code e executa com credibilidade sua visão de uma plataforma para desenvolvimento e colaboração entre negócios e TI.

Além disso, sua aquisição pela Siemens em 2018 deu frutos, levando a novas oportunidades de clientes e mercados geográficos, como a China, por exemplo, bem como sinergia com o portfólio mais amplo da Siemens.

O relatório ainda afirmou que, ao comparar os recursos oferecidos pelas 14 empresas, os da Mendix se mostraram bastante superiores.

Ferramentas para modelagem e gerenciamento de dados – especialmente seu catálogo de dados – são excepcionais em recursos e experiência.

Suas credenciais nativas da nuvem também se destacam com opções de implantação superiores, em comparação aos outros líderes. 

Ou seja, a Mendix é uma excelente escolha para empresas que desejam uma única plataforma nativa em nuvem para um amplo espectro de projetos e personas de desenvolvimento de low-code.

Estas foram as análises apontadas pela Forrester. Continue lendo o blog da True Change para mais conteúdos atuais sobre o mundo do low-code!