Não é uma novidade que o ano de 2020 acabou acelerando 10 anos de transformação digital em apenas um.
O fato é que até mesmo as empresas que já tinham estratégias digitais mais amadurecidas tiveram que repensar processos e negócios para se adequar às novas exigências impostas pela pandemia.
Para as empresas que desenvolvem sistemas, diferenciais como agilidade nas entregas, inovação, fácil adaptação e integração a diferentes necessidades e sistemas, que já eram requisitos importantes, tornaram-se fundamentais.
E, neste cenário, as plataformas low-code emergiram como uma excelente estratégia para os negócios de TI.
Tanto é que o Gartner citou a plataforma Mendix como líder no Quadrante Mágico para Plataformas low-code de desenvolvimento em seu mais recente relatório. Clique aqui para conferir a versão completa de 2020!
A seguir, vamos listar quais foram os motivos apontados pela empresa de consultoria e apresentar os pontos fortes que a Mendix apresenta dentre as outras plataformas low-code para quem a usa. Confira!
Por que apostar em low-code?
De acordo com a previsão dada pelo Gartner em seu relatório do Quadrante Mágico, até 2024, o desenvolvimento de aplicativos de low-code será responsável por mais de 65% da atividade de desenvolvimento de aplicativos.
É um número bastante alto. Mas, afinal, o que é low-code?
Low-code é uma abordagem visual que automatiza os processos de desenvolvimento de aplicativos, agilizando a entrega dos mais variados tipos de software.
Como dissemos acima, o aumento massivo da procura por empresas de TI capazes de contribuir, de forma eficaz, para a transformação digital de outros negócios, ampliou ainda mais a escassez de talentos em tecnologia disponíveis no mercado.
As plataformas low-code, por sua vez, disponibilizam para os desenvolvedores uma série de ferramentas, interfaces visuais, componentes reutilizáveis, entre outros, que acabam tornando o trabalho de quem as utiliza mais fácil e ágil.
Mendix, a mais inovadora das plataformas low-code
Todos os anos o Gartner publica um relatório abordando quais tecnologias foram líderes em seu segmento e quais delas prometem ainda mais inovação para as empresas que as utilizam.
Em relação ao quadrante de low-code e multiexperiência, a empresa de consultoria apontou a plataforma Mendix como a líder entre os mais de 300 plataformas low-code concorrentes.
Nesta imagem abaixo é possível conferir a posição das melhores tecnologias do segmento de acordo com o relatório.
Ainda de acordo com o Gartner, “Até 2024, as organizações com uma estratégia de multiexperiência estabelecida irão superar os concorrentes em métricas de satisfação da experiência do funcionário e do cliente”.
Ou seja, apenas as empresas que avaliarem cautelosamente e selecionarem a plataforma MXDP (Plataformas de desenvolvimento multiexperiência) mais adequada às suas necessidades sairão na frente.
Por que a Mendix é a melhor opção entre as plataformas low-code? Os dispositivos móveis costumam ser os catalisadores para as principais iniciativas de multi-experiência .
A Mendix é a única líder que oferece suporte ao omnichannel, sejam elas web responsivo, PWA, híbrido e aplicativos móveis nativos.
Este diferencial permite que os clientes aproveitem a arquitetura adequada para fornecer o melhor aplicativo móvel para cada caso de uso.
Além deste importante diferencial, o relatório ainda apontou mais alguns. Vamos citá-los a seguir.
Quais os diferenciais da plataforma Mendix?
Tecnologia para todas as necessidades
A Mendix oferece recursos robustos para atender às necessidades de integração, fluxo de trabalho, processamento de eventos e uso de Inteligência Artificial para apoiar todo o processo de desenvolvimento.
Além disso, a plataforma ainda apoia todos os tipos de profissionais, desde os citizen developers até aqueles responsáveis pela construção de sistemas complexos com base em uma arquitetura de microsserviços.
Ou seja, independente da complexidade, a plataforma fornece a infraestrutura adequada para publicar, consumir e gerenciar eventos de negócios de todos os tamanhos.
Outro ponto alto é que a Mendix Assist, agora em sua segunda geração, usa Machine Learning para integrar sugestões contextuais de próximo passo em tempo real, no produto e assistidas por Inteligência Artificial.
Inovação para os usuários
A nova funcionalidade Data Hub permite que os desenvolvedores encontrem e explorem dados e recursos de negócios, podendo montá-los e orquestrá-los com as mesmas ferramentas de modelagem visual do Mendix que eles usam para construir lógica de negócios e modelos de dados de aplicativos.
Além disso, a marca ainda é uma das poucas fornecedoras de LCAP (Plataforma de Aplicativos Low-Code), que disponibiliza recursos avançados de desenvolvimento de multiexperiência, suportando aplicativos móveis, chatbots e aplicativos IoT altamente personalizáveis.
Compreensão do mercado
O LCAP da Mendix oferece suporte ao desenvolvimento visual e orientado a modelos para todos os perfis de desenvolvedores.
A plataforma fornece um ambiente de tempo de design separado para citizen developers (Mendix Studio) e um ambiente de desenvolvimento mais robusto para desenvolvedores profissionais (Mendix Studio Pro).
Essa abordagem dupla otimiza a colaboração de equipes de fusão entre unidades de negócios e TI, e suporte para a visão corporativa combinável.
Mas, afinal, o que é o Quadrante Mágico do Gartner?
De acordo com o próprio site da empresa, os Quadrantes Mágicos do Gartner são análises profundas que fornecem uma visão sobre a direção, maturidade e participantes de um determinado segmento do mercado.
Além disso, os Quadrantes Mágicos comparam fornecedores com base nos critérios e metodologias do Gartner.
Cada relatório vem com um gráfico do Magic Quadrant que representa um mercado usando uma matriz bidimensional que avalia os fornecedores com base em sua Visão e Capacidade de Execução.
Mas por que estar entre os líderes do Quadrante Mágico é tão importante?
O Gartner, como empresa de consultoria de renome mundial, oferece informações relevantes que podem determinar padrões a serem seguidos e tendências de TI que logo se tornarão realidade.
Sua extensa pesquisa e experiência no mercado de tecnologia são usadas por CIOs, líderes e executivos como estratégia para ações e decisões técnicas realmente eficientes.
E os quadrantes Mágicos, neste cenário, são a melhor forma de avaliar os diferenciais e as qualidades entre empresas de tecnologia de um mesmo segmento. No caso da Mendix, plataformas de desenvolvimento de low-code e multiexperiência.
Continue lendo o blog da True Change tecnologia para mais conteúdos!