Diante da aceleração da transformação digital, cada vez mais as companhias buscam ferramentas e soluções que sejam capazes de oferecer agilidade aos processos.
Na prática, depois de identificar os desafios estratégicos de digitalização do negócio, o próximo passo é buscar a tecnologia ideal certa para criar processos, projetos e experiências digitais.
É nesse ponto onde as tecnologias low-code são aliadas dos profissionais de desenvolvimento. Para os gestores de TI, esse é um desafio especialmente relevante.
Afinal, o setor é responsável por oferecer os recursos necessários para viabilizar a transformação digital.
É preciso ser rápido, preciso e assertivo no desenvolvimento de novos aplicativos e funcionalidades para acompanhar as mudanças do mercado e sustentar a inovação.
A questão é: por onde e como começar a transformação digital, conduzindo-a com agilidade e estratégia e garantindo excelentes resultados?
Neste post, buscamos responder essa pergunta, mostrando como e por quê as tecnologias low-code são o futuro da digitalização dos negócios. Continue lendo o artigo!
Tecnologias low-code: porque usar?
A transformação digital exige agilidade e alta adaptabilidade dos setor e dos profissionais de TI. É preciso construir e manter time de desenvolvimento focado em atender às demandas com velocidade e de maneira assertiva.
Neste contexto, as tecnologias low-code são adequadas para capacitar a equipe, permitindo que ela ganhe melhore o desempenho e aumente a produtividade, ao mesmo tempo que oferece suporte para as estratégias de digitalização.
A inovação depende do potencial produtivo do time de TI e o low-code impulsiona a performance dos profissionais e da empresa, suprindo as lacunas internas de desenvolvimento e manutenção de sistemas.
Plataforma low-code: conceito
As plataformas low-code são ferramentas que propõem uma nova abordagem para o desenvolvimento de software.
Elas trazem modelos de programação em formato visual, com bibliotecas e funcionalidades pré-compiladas, que agilizam o trabalho dos profissionais, tornando-o mais simples e rápido.
Além de velocidade e as técnicas de reuso de código, características das tecnologias low-code, também garantem maior padronização e qualidade, aumentando a segurança dos aplicativos desenvolvidos.
De outro modo, as ferramentas low-code também otimizam as manutenções e melhorias de software. O trabalho consiste apenas em desenhar e lançar as funcionalidades. Depois, é só arrastar e soltar quando necessário.
Como a codificação manual é mínima, a tecnologia elimina tarefas repetitivas, economizando tempo e dinheiro. Mais do que isso: os profissionais do setor canalizam energia para tarefas estratégicas que entregam valor ao cliente.
7 vantagens de usar plataformas com tecnologias low-code
Na gestão dos projetos de inovação e na condução da estratégia de transformação digital, a tecnologia low-code proporciona o desenho de soluções de maneira ágil, simples e assertiva, em tempo recorde.
A tecnologia é especialmente valiosa para áreas de TI que precisam gerenciar um alto volume de atividades com rapidez e eficiência.
Confira as principais vantagens das plataformas low-code:
Agilidade e velocidade para a transformação digital
Com os recursos nativos, bibliotecas pré-compiladas, reuso de códigos e interfaces, as ferramentas low-code viabilizam a o desenvolvimento de aplicativos de maneira mais ágil.
Implementação fácil e simples com produtividade em alta
As interfaces e os modelos visuais de programação facilitam a criação de soluções. Desse modo, o time também se torna mais produtivo.
Autonomia e desenvolvimento para todos
A facilidade no desenvolvimento de aplicações com a tecnologia low-code torna esse tipo de tarefa acessível até mesmo para colaboradores que não possuem conhecimento técnico.
Isso porque criar aplicações e testar novas ideias é simples, intuitivo e rápido. Desse modo, você amplia o número de profissionais envolvidos nas iniciativas de inovação.
Todos podem participar do desenvolvimento de soluções.
Maior estabilidade para os projetos de digitalização
Uso de blocos de código amplamente testados garantem maior estabilidade para suas aplicações.
Atendimento aos requisitos de segurança
A tecnologia low-code permite que a área de TI tenha acesso aos melhores recursos para gerenciar a estrutura das aplicações, atendendo aos requisitos de segurança e privacidade de dados.
Flexibilidade no desenvolvimento e na manutenção
Como a tecnologia é modular, manter e aprimorar os aplicativos é mais simples e prático.
Redução de custos
Com a produtividade em alta, a área de TI consegue diminuir as despesas de desenvolvimento dos sistemas que compõem a estratégia de digitalização.
Com a redução de custos de cada projeto, é possível fortalecer a transformação digital e aumentar a lucratividade da operação.
De acordo com dados da McKinsey, 70% das iniciativas de transformação digital falham.
Com o aumento da demanda por aplicativos e o amplo uso de dispositivos IoT, os líderes de TI precisam buscar alternativas para garantir o sucesso dos projetos.
Neste contexto, o uso das tecnologias low-code fortalecem a digitalização dos negócios à medida que permite o ganho de agilidade, produtividade e flexibilidade no desenvolvimento de aplicativos.
Quer saber mais sobre outras ferramentas de inovação? Continue acompanhando o Blog TrueChange!