Que design de experiência (UX Design) das pessoas usuárias é bem além do que só desenhar telas e fazer testes de protótipo, isso já sabemos.
Mas uma das coisas que ainda pode gerar dúvidas é sobre como funciona e quais os impactos do trabalho conjunto de mais de um profissional UX Designer por produto.
Não construímos telas. Construímos experiências.
Antes de tudo, é importante ter em mente alguns dos ganhos em habilidades pessoais (soft skills) e técnicas (hard skills) que podemos evoluir ao trabalhar em conjunto.
Entenda nesse artigo a importância do trabalho em equipe para o enriquecimento dos resultados do trabalho de UX Design.
Ganhos em soft-skills para UX Design em equipe
Em testes de usabilidade, um UX Designer observa a forma como a outra conduz as tarefas, e esse papel pode ser intercalado.
Isso ajuda a evoluir a forma como nos comunicamos nos testes e em geral, tendo em vista que faz toda a diferença uma apresentação com postura de confiança e uma boa entonação de voz, além de paciência e cuidado para com quem está realizando o teste.
É o lado mais humano que vai ser desenvolvido, exercitando a empatia, a dicção e a oratória até mesmo para a vida além do trabalho.
A confiança aumenta quando se está com outro UX Designer de apoio, e cada uma ganha mais experiência com o compartilhamento de conhecimento.
O olhar analítico que uma pessoa tem sobre algo pode passar despercebido por outra.
É normal que isso aconteça, pois nosso trabalho envolve muitos pontos para serem analisados.
Um UX Designer de apoio na equipe ajuda a prevenir essas lacunas, evitar retrabalhos futuros e evoluir a capacidade analítica e o raciocínio lógico de todos da equipe envolvidos no projeto.
Reafirmação da sensação de pertencimento por ter apoio de alguém que pode ter ainda mais compreensão e experiência sobre tudo que envolve a profissão, além de aproximar pessoas e até gerar uma amizade.
Hoje, em agências de publicidade e de marketing, é comum encontrar duplas de criação, normalmente formadas por uma pessoa diretora de arte e outra pessoa redatora.
Em UX, as duas pessoas podem exercer a mesma função e/ou dividirem as tarefas, mas é muito rico quando há a união para discutir sobre usabilidade ou decisão de interface, por exemplo.
Com isso tudo, há mais leveza – um dos valores da True – por ter esse apoio nas demandas, especialmente as que exigem mais tempo e foco, como na criação de protótipos, por exemplo.
Resultados de maior qualidade – porque duas cabeças pensam melhor que uma – para a True, para os clientes e para a evolução do UX Chapter.
Isso porque há uma comunicação constante e um compartilhamento de ideias que enriquecem a construção da solução, porque cada UX Designer terá um olhar diferente sobre uma mesma coisa.
Já é um ganho e tanto, né?! Mas aí pode surgir a pergunta: esses ganhos pessoais não poderiam ser preenchidos pela pessoa P.O?
E a resposta é:
Claro que ajuda muito, mas ainda as pessoas UX Designers terão mais conhecimentos da área e experiências anteriores, que irão evoluir e ajudar no crescimento de outras, além ainda das habilidades técnicas de UX.
E é justamente sobre hard skills que vamos falar agora!
Entenda agora os ganhos em Hard Skills
Em testes de usabilidade, uma pessoa UX conduz a pessoa usuária ao longo das tarefas a serem realizadas no protótipo, enquanto a outra toma notas a partir de cada tarefa e auxilia na condução – pois é comum esquecer sobre um aviso e outro, mesmo anotando tudo que temos que falar nos testes, pois os lembretes são muitos.
Aquele olhar analítico a mais que citamos nas soft skills para prevenir lacunas é aplicado especialmente na parte da usabilidade, trazendo as melhorias observadas para as funcionalidades e fluxos da solução tecnológica.
A construção conjunta de protótipos, além de aumentar a qualidade do mesmo, acelera um pouco o processo de entrega, permitindo ter mais tempo para revisões, pesquisas, análise textual e outras atividades de UX.
Maior entrega de valor, podendo ter mais embasamento em métricas pelo tempo que foi ganho no trabalho conjunto e/ou na divisão de tarefas.
Essas entregas de valor podem ser em usabilidade, argumentação de decisões para a interface – com mapas de calor, testes A/B, Google Analytics, etc – UX Writing, documentação organizada e principalmente uma solução tecnológica voltada para as pessoas reais que utilizarão a solução.
Maior base para benchmarking, pois cada UX terá diferentes experiências com diversas plataformas, já tendo o olhar técnico sobre o que é ou não é recomendável fazer para cada tipo de plataforma, interface e funcionalidade.
Compartilhamento de conhecimento técnico com os colegas, pois avaliamos não somente os conhecimentos técnicos específicos de UX, mas cada experiência de vida que agrega no conhecimento da profissão.
Experiências de viagens, sabores, sentimentos, emoções, e cada um desses momentos é importante para a construção de uma experiência nova.
Não construímos telas, construímos experiências, e cada detalhe da vida faz parte disso.
Conhecimentos de marketing, psicologia, comportamento humano, gamificação, tecnologia, arte, filosofia, sociologia, política, lei, religião, diversidade, tudo isso e mais um pouco é de grande valia para nosso trabalho.
Então, contar com um colega que tenha outras vivências e conhecimentos é super importante para ter diferentes pontos de vista sobre uma mesma coisa, gerando ainda mais ideias para uma solução.
E aí pode surgir uma outra pergunta:
Bom, mas todas essas questões técnicas não são trabalhadas nos encontros semanais do UX Chapter?
E a resposta é:
Além de sabermos que a convivência humana diária é bem diferente da semanal, cada pessoa fala sobre seu produto de forma resumida nos encontros do chapter de UX. Então não há tempos para entrar em detalhes e explorar diferentes pontos de vista, a menos que o desafio seja grande.
É importante ressaltar que essa visão sobre os ganhos percebidos foram trazidos com base em trabalhos específicos para duas a três pessoas de UX atuando em um único produto.
Eai, curtiu saber mais sobre nosso time de UX? Confira nossas vagas abertas, quem sabe alguma dá match com você.
Muito obrigada pela leitura e até a próxima!