atividades de UX Design<\/a>.<\/p>\n\n\n\nComo no post anterior, digo que n\u00e3o apenas fazemos telas, mas tamb\u00e9m\u00a0pesquisas e outros estudos<\/strong>. Logo, \u00e9 preciso entender o cen\u00e1rio do cliente, criar din\u00e2micas espec\u00edficas para a descoberta e dar base para nossas pesquisas.<\/p>\n\n\n\nAqui vai um exemplo: para fazer um teste de usabilidade de prot\u00f3tipos, \u00e9 preciso saber quem s\u00e3o as pessoas usu\u00e1rias, seu perfil, comportamento e contexto.<\/p>\n\n\n\n
Para isso, j\u00e1 sugerimos ter as din\u00e2micas como\u00a0Mapa de Empatia ou Personas e Jornada das Pessoas Usu\u00e1rias<\/strong>\u00a0na descoberta.<\/p>\n\n\n\nInclusive, a Jornada<\/strong> \u00e9 uma din\u00e2mica que auxilia no descobrimento de poss\u00edveis lacunas<\/strong> entre as tarefas que podem ser uma oportunidade de neg\u00f3cio<\/strong> para inserirmos em nossa solu\u00e7\u00e3o sugerida ao cliente, agregando especialmente na din\u00e2mica do Brainstorm de Funcionalidades<\/strong>.<\/p>\n\n\n\nOutro ponto importante \u00e9 a\u00a0Matriz \u201cCertezas, Suposi\u00e7\u00f5es e D\u00favidas\u201d, ou CSD<\/strong>.<\/p>\n\n\n\nNela, a equipe insere todas as informa\u00e7\u00f5es pertinentes \u00e0 solu\u00e7\u00e3o e j\u00e1 compila e sana d\u00favidas com o cliente logo no in\u00edcio da iniciativa.<\/p>\n\n\n\n
Dessa forma, havendo a participa\u00e7\u00e3o da pessoa UX Design nessa etapa, h\u00e1\u00a0menor risco de ter d\u00favidas importantes sobre a iniciativa<\/strong>, mesmo que n\u00e3o seja especificamente sobre design de interfaces ou identidade visual.<\/p>\n\n\n\nAl\u00e9m disso, devo citar um exemplo que amo inserir em qualquer iniciativa, o\u00a0storytelling<\/strong>.<\/p>\n\n\n\nCada cliente tem o seu universo, um mercado, culturas, etc. Isso permite-nos explorar e inserir esse contexto j\u00e1 na etapa de descoberta, para permitir \u00e0s pessoas clientes sentirem-se mais seguras, provocando um maior\u00a0engajamento, gamefica\u00e7\u00e3o\u00a0<\/strong>e uma maior confian\u00e7a no time.<\/p>\n\n\n\nUm\u00a0exemplo de aplica\u00e7\u00e3o do storytelling\u00a0<\/strong>\u00e9 utilizar uma comunica\u00e7\u00e3o escrita e at\u00e9 mesmo ilustra\u00e7\u00f5es nos quadros das din\u00e2micas referentes ao mercado estudado.<\/p>\n\n\n\nOutro \u00e9 utilizar um roteiro espec\u00edfico para os testes de usabilidade com o nome das personas criadas nas din\u00e2micas, deixando a solu\u00e7\u00e3o mais memor\u00e1vel e o trabalho ainda mais organizado e alinhado.<\/p>\n\n\n\n
Mas, apesar de todas essas teorias e aplica\u00e7\u00f5es, o grande segredo \u00e9 haver uma\u00a0rela\u00e7\u00e3o harm\u00f4nica entre a pessoa UX e a pessoa PO<\/strong>, compreendendo que cada um possui uma experi\u00eancia e especialidade.<\/p>\n\n\n\nElas s\u00e3o mais fortes quando unidas e enriquecem o trabalho produzido. Isso n\u00e3o apenas na etapa de descoberta, mas como um todo na iniciativa.<\/p>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A aten\u00e7\u00e3o a experi\u00eancia do usu\u00e1rio nos dias de hoje \u00e9 uma prioridade e tem grande influ\u00eancia nos bons resultados de projetos e iniciativas digitais. Estudos de comportamento da \u00e1rea de UX Design s\u00e3o cada vez mais importantes para entender padr\u00f5es nas intera\u00e7\u00f5es de usu\u00e1rios de determinados nichos de mercado afim de elaborar estrat\u00e9gias para […]<\/p>","protected":false},"author":7,"featured_media":7294,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"rank_math_lock_modified_date":false,"footnotes":""},"categories":[90],"tags":[56,57,58,59],"class_list":["post-4682","post","type-post","status-publish","format-standard","has-post-thumbnail","hentry","category-truechange","tag-design-de-experiencia","tag-design-thinking","tag-ux","tag-ux-designer-2"],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4682","targetHints":{"allow":["GET"]}}],"collection":[{"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/users\/7"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=4682"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/4682\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media\/7294"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=4682"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=4682"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/truechange.com.br\/en\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=4682"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}