Em um mercado centrado na transformação digital, cada vez mais as companhias buscam novas maneiras de acelerar o time-to-market, ou seja, lançar seus produtos de maneira mais rápida.
Com a ampla adesão dos consumidores aos apps, o desenvolvimento deste tipo de ferramenta tem sido uma das iniciativas de digitalização das marcas, e a visão ágil do time-to-market para projetos de desenvolvimento é uma necessidade comum do mercado.
À medida que a mobilidade ganha força, os usuários intensificam a busca por apps de qualidade, que sejam capazes de auxiliar em várias tarefas rotineiras.
De acordo com o relatório global “Mobile Payment Journey”, 78% dos brasileiros preferem comprar produtos por meio de aplicativos.
O número mostra a importância deste tipo de ferramenta na jornada de compra e no relacionamento com potenciais clientes.
No contexto da inovação, o desafio dos gestores de TI é buscar maneiras de desenvolver os aplicativos com agilidade, consistência e qualidade.
Para tanto, explorar novos métodos de desenvolvimento, indo além dos tradicionais, é o melhor caminho.
Neste artigo, apresentamos o potencial do low-code como ferramenta aceleradora do desenvolvimento de soluções e aplicativos digitais. Continue a leitura e entenda melhor o conceito.
O desafio da transformação digital
Hoje, para que uma empresa consiga se manter competitiva e sobreviver, ela precisa investir forte em inovação e caminhar rumo à transformação digital.
A digitalização é a única alternativa possível para manter o negócio viável e sustentável a longo prazo. Trata-se, acima de tudo, de garantir a continuidade da companhia.
Agora é o momento de se adaptar, priorizar a inovação e investir na criação de canais digitais que permitam estreitar o relacionamento com o cliente.
A digitalização do modelo de negócios é o passaporte da competitividade das empresas em um futuro que será dominado pelas novas tecnologias.
Aos gestores de TI, cabe o desafio de implementar uma transformação digital bem-sucedida.
A importância de um time-to-market mais rápido
No escopo dos projetos de digitalização, a criação de novos aplicativos e soluções tem sido uma das principais frentes de trabalho das equipes de TI. Contudo, nem sempre os colaboradores e gestores da área conseguem conduzir o trabalho com rapidez e consistência.
Os métodos de desenvolvimento tradicionais exigem a entrega e a dedicação dos profissionais em um longo processo que demanda bastante tempo. Para a criação de aplicativos de missão crítica, o prazo estendido de produção do app pode comprometer o objetivo de um projeto.
Por isso, é preciso pensar em um time-to-market mais enxuto. O ideal é reduzir o ciclo de desenvolvimento de novas soluções. A partir daí, o gestor de TI cria um ambiente que proporciona mudanças com rapidez, respondendo às necessidades do cliente.
Mas, então, como diminuir a demora no time-to-market das aplicações, sabendo que esse é um problema que muitas áreas de TI enfrentam hoje?
Para estabelecer um novo ritmo de produção, o ideal é ter equipes cíclicas de desenvolvimento (pré-requisitos, design, desenvolvimento e testes) trabalhando juntas com o mesmo prazo.
Desse modo, com disciplina, organização e uma comunicação eficiente, será possível reduzir atritos entre esses times e, claro, aumentar a produtividade.
Além disso, o low-code também pode acelerar o time-to-market da equipe. Entenda como no próximo tópico.
Low-code: por que usar a tecnologia?
Muitas vezes, o time-to-market, ou seja, o tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto, acaba sendo muito extenso quando a equipe usa métodos tradicionais.
Mas, graças às plataformas low-code, este ritmo de produção vem ganhando velocidade, consistência e qualidade.
Com o low-code, o time-to-market das aplicações é consideravelmente menor, pois a rapidez no desenvolvimento é uma das principais características dessas tecnologias.
Cada vez mais, as companhias têm optado pelo uso das plataformas de desenvolvimento low-code.
Na prática, elas permitem organizar componentes de aplicativos, incluindo dados e lógica, a partir de uma interface de arrastar e soltar elementos.
Ou seja, para os desenvolvedores é como mover blocos de Lego virtuais com o mouse, encaixando-os nas novas soluções.
A adesão a este tipo de ferramenta é crescente. De acordo com projeções do Gartner, a estimativa é que até 2024, 75% das grandes empresas usarão pelo menos quatro ferramentas low-code para o desenvolvimento de aplicativos de TI e iniciativas de desenvolvimento do cidadão.
O sucesso do low-code tem razão de ser. Esse tipo de plataforma permite reduzir o time-to-market, diminuindo o prazo de desenvolvimento e lançamento de um produto no mercado.
Segundo levantamento da Red Hat, a ferramenta pode reduzir de 50% a 90% o prazo de entrega de uma nova aplicação.
Mas afinal, como o low-code funciona?
Na prática, as ferramentas low-code automatizam todos os processos mecânicos e estritamente técnicos do fluxo de desenvolvimento de softwares.
Dessa maneira, para começar o projeto em uma plataforma low-code, o usuário utiliza um editor visual no qual desenha e define as funcionalidades e as telas do aplicativo, usando os blocos de programação prontos. São esses elementos que entregam as funcionalidades necessárias para o produto.
Parece muito simples e é assim mesmo! Uma plataforma low-code também dispensa outros processos complexos, como a necessidade de criação de estruturas e a vinculação de diferentes bancos de dados.
3 benefícios do low-code
Além de reduzir o prazo de time-to-market, este tipo de plataforma entrega uma série de outras vantagens. Conheça três benefícios do low-code:
- Maior produtividade do time: as ferramentas low-code usam modelos visuais de programação, diminuindo o tempo de criação de novos produtos, já que os códigos brutos estão prontos;
- Flexibilidade: as plataformas low-code são flexíveis, facilitando os ajustes para a customização do produto;
- Agilidade: a plataforma low-code é modular. De tal modo, sua estrutura simplifica a remoção de peças antigas e a inclusão de outras novas. Além disso, incrementar a aplicação com elementos prontos também é possível. Com isso, o desenvolvedor pode ser criativo e, ao mesmo tempo, ágil nas entregas.
Como vimos até aqui, as tecnologias low-code podem ser a solução que você busca para reduzir o time-to-market do seu time de TI. Afinal, a digitalização do negócio não pode parar, nem demorar!
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