O Gartner, uma das principais empresas de consultoria do mundo, considera o LCAP (Low-code Application Platform) uma das 4 principais tecnologias a serem adotadas nos próximos anos. O apontamento foi feito no relatório “Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar de 2021“.  

Fundamental para a transformação digital, conheça, neste post, mais sobre a  tecnologia low-code e a sua importância para o Gartner. 

Entenda o Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar

O Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar é um relatório que mostra quais são os 23 principais movimentos tecnológicos que estão inovando a transformação digital agora e impulsionarão novos movimentos disruptivos no futuro.

Algumas tecnologias aparecem como destaque, em amarelo na imagem: Low-Code Application Platform (LCAP), Deep Learning, Cloud IA (Inteligência Artificial) e Edge IA.

A utilização desses três últimos, por exemplo, será fundamental na criação de assistentes virtuais avançados. Eles serão capazes de funcionar como agentes virtuais de faturamento ou mesmo como motoristas virtuais em carros. O impacto da sua utilização será substancial nas indústrias, organizações e nas interações com o consumidor. 

Essas tecnologias apontadas pelo Gartner, além do LCAP, se alinham a três temas importantes na transformação digital: 

  • Interfaces e experiências: tecnologias que estão mudando fundamentalmente a maneira como interagimos com o mundo;
  • Facilitadores de negócios: tecnologias que impactam as empresas mudando práticas, processos, métodos, modelos ou funções;
  • Revolução da produtividade: a confluência de múltiplas tecnologias e tendências que ajudam as organizações de forma rápida, precisa e em maior volume, a classificar, prever e resolver problemas que os humanos não conseguem.

A importância do LCAP no Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar 

Link imagem: https://images-cdn.welcomesoftware.com/Zz1hZmI2MTQzNTU3NzYxMWViODc2MmE3MGQ5NDczOWQzMA==

Os anéis representam o intervalo, que estima o número de anos que levará até que a tecnologia ou tendência passe de adotante inicial para adotante majoritário. 

O tamanho e a cor da tecnologia emergente – ou sinal de radar de tendência – representam a importância da tecnologia. Em outras palavras, quão substancial será o impacto da tecnologia ou tendência nos produtos e mercados existentes.

Como é possível ver na imagem, o LCAP no Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar é considerado uma tecnologia facilitadora de negócios. O tempo estimado de adoção é desde agora se desenvolvendo até o próximo ano.  

O potencial de impacto do low-code é muito alto porque a tecnologia pode ser utilizada em praticamente todos os segmentos e quase todas as aplicações.

O crescimento dos mercados de LCAP e low-code

Segundo o Gartner, o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento de low-code está projetado para totalizar US$ 13,8 bilhões em 2021, um crescimento de 22,6% em comparação com 2020. Para a consultoria, a busca pela transformação digital é a causa do aumento, ‘puxando’ a adoção de tecnologias LCAP.  

E, mesmo que o desenvolvimento de aplicações de low-code não seja novo, uma confluência de interrupções digitais, hiperautomação e a ascensão de negócios ​​levaram ao aumento da demanda. 

O Gartner, inclusive, acredita que o low-code como movimento social e tecnológico geral continue crescendo significativamente. Por exemplo, espera-se que os LCAP sejam o maior componente do mercado de tecnologia de desenvolvimento de low-code até 2022, aumentando quase 30% de 2020 para chegar a US$ 5,8 bilhões em 2021.

A aceleração da transformação impulsiona a entrega de aplicações

A aceleração da transformação digital está pressionando os líderes de TI para aumentar drasticamente a velocidade de entrega de aplicações e o tempo de retorno.

O aumento da demanda por sistemas customizados gerou o surgimento de desenvolvedores fora dos ecossistemas de TI das empresas, o que, por sua vez, influenciou o aumento da adoção do low-code.

O Gartner diz, inclusive, que 41% dos colaboradores de fora da TI personalizam ou criam soluções de dados ou tecnologia.

A previsão da consultoria é que metade de todos os novos clientes de low-code virão de compradores de negócios que estão fora da organização de TI até o final de 2025 também.

SaaS e Hiperautomação levarão à adoção de low-code

Todos os principais fornecedores de software como serviço (SaaS) oferecem atualmente recursos que incorporam tecnologias de desenvolvimento de low-code.

Conforme o SaaS cresce em popularidade e as plataformas desses fornecedores são cada vez mais adotadas, o mercado de low-code verá um crescimento proporcional em LCAPs e ferramentas de automação de processos.

Além disso, os gestores de negócios desejam criar e executar suas próprias ideias para conduzir mais automação em suas aplicações de negócios e fluxos de trabalho.

As necessidades de hiperautomação orientada para os negócios serão um dos três principais motivadores para a adoção de low-code até 2022.

Para o Gartner, globalmente, a maioria das grandes organizações terá adotado várias ferramentas de low-code de alguma forma até o final do ano de 2021.

A longo prazo, à medida que as empresas adotarem os princípios da transformação digital, elas se voltarão para tecnologias de low-code que suportam a inovação de aplicações e integração.

As empresas hoje estão cientes de que precisam se transformar digitalmente para se manterem competitivas, mas nem sempre têm certeza de quais ferramentas usar.

O low-code permite que os desenvolvedores trabalhem com mais eficiência porque podem reutilizar alguns componentes, proporcionando novas experiências de usuário com mais rapidez.

Além disso, ajuda os especialistas em negócios a criarem aplicações próprias para que os departamentos de TI possam se concentrar no desenvolvimento de infraestrutura e outras tarefas complexas.

A capacidade de criar e implementar aplicações com rapidez e eficiência pode mudar tudo. Continue lendo o blog para conhecer mais sobre low-code e LCAPs.