O desenvolvimento de software low-code mudou rapidamente de uma tendência exploratória para um mercado muito atrativo nos últimos anos. O Gartner, inclusive, estima que até 2024 o desenvolvedor low-code será responsável por dois terços de todo o desenvolvimento de software empresarial.

Essencial para a transformação digital, muitas organizações precisarão desenvolver habilidades, ferramentas digitais e estrutura de gerenciamento para que os esforços de low-code tenham sucesso em escala.

Já faz algum tempo que o setor de tecnologia da informação (TI) enfrenta um apagão de profissionais. No Brasil, esse ano o déficit deve ser de mais de 408 mil profissionais

O low-code é uma porta de entrada para que esse jogo vire no país. Conheça mais sobre o desenvolvimento low-code e como se tornar um desenvolvedor low-code ao ler este post.

O que é low-code?

Os últimos dois anos exigiram muitas mudanças e adaptações. Mais colaboradores agora trabalham remotamente e esses indivíduos precisam de acesso a informações e outros recursos para que possam realizar seus trabalhos, não importa onde estejam.

Isso aumentou o desejo de tornar as coisas acessíveis e fáceis de usar por meio de dispositivos móveis, por exemplo. O que levou os líderes de TI e operações a introduzirem mais aplicações de software para também otimizar e desenvolver os negócios

No entanto, o desenvolvimento de software tem sido tradicionalmente um trabalho pesado. Os especialistas geralmente usam uma linguagem de programação – como Python, Java ou C++ para escrever e várias ferramentas para testar – geralmente levando longos prazos.

O Gartner explica que uma plataforma de aplicações de low-code (LCAP) pode oferecer suporte à implantação, execução e gerenciamento de aplicações, usando abstrações de programação declarativas e de alto nível baseadas em modelos orientados e baseados em metadados.

Desenvolvimento de um app na plataforma Mendix. Vídeo/Gif: TrueChange

Na prática, as plataformas low-code agora permitem o desenvolvimento rápido de aplicações com uma quantidade mínima de codificação manual. O que aumenta a agilidade e permite que sejam lançados novos recursos praticamente da noite para o dia. 

O low-code, na verdade, é um novo desenvolvimento revolucionário em negócios e tecnologia. Uma pesquisa realizada pela Mendix mostra que 64% dos profissionais de TI concordaram que o low-code é sua solução de desenvolvimento de solução alternativa. Até 59% dos projetos que usam low-code são uma colaboração entre os grupos de negócios e de TI. 

A profissão de desenvolvedor low-code

O desenvolvedor low-code é aquele que quer entregar um impacto rápido e significativo para uma empresa, resolvendo com simplicidade problemas que podem parecer complicados.

Essas pessoas desenvolvem software profissionalmente usando as chamadas plataformas low-code, sem necessidade de escrever quase nenhum código de programação próprio.

Ao contrário dos programadores, que se preocupam com a tecnologia de software subjacente, para o desenvolvedor low-code o foco está na implementação do conteúdo. Assim, a experiência relacionada com a indústria relevante é mais importante do que o conhecimento aprofundado de informática. 

O que é preciso saber para se tornar um desenvolvedor low-code

As plataformas low-code são simples, mas poderosas. O que significa que pessoas com vários tipos de formações podem trabalhar lado a lado com o desenvolvedor low-code em um projeto de desenvolvimento. Além disso, os desenvolvedores podem gastar menos tempo depurando sintaxes complicadas e mais tempo aprimorando a lógica de negócios.  

Se você já é programador, saiba que seu background em programação só vai acelerar ainda mais a curva de aprendizado nas plataformas low-code. Por que essas plataformas usam fluxos ou blocos lógicos para construção das soluções. 

E se você é amante do código, não esquenta! Todas as plataformas low-code permitem que você utilize linguagem de programação para resolver todo tipo de necessidade.

Sem mais delongas, vamos às dicas!

Estude a plataforma

Não existe muito segredo. Independente da plataforma low-code que você deseja aprender, você precisa estudá-la a fundo para entender o seu funcionamento. 

Comece colocando a mão na massa, a maioria das plataformas possui versão gratuita. A interface das ferramentas low-code é bastante intuitiva, então mesmo que você ainda não tenha muita familiaridade com a plataforma, certamente conseguirá dar os primeiros passos com facilidade. 

As principais plataformas do mercado, como a Mendix por exemplo, possuem uma vasta gama de materiais, cursos, treinamentos e trilhas de aprendizado próprias (e, na maioria das vezes, gratuitas). Tire um tempo para navegar no site dessas empresas e aprender com os conteúdos que elas produzem. 

Mendix Academy

Para ajudá-lo a começar a criar aplicativos em low-code, a Mendix (em seu próprio site) fornece um conjunto totalmente integrado de materiais de treinamento e trilhas de aprendizado por meio da Mendix Academy. Com cursos gratuitos, as trilhas de aprendizado são adaptadas de acordo com as suas habilidades e você consegue estudar on-line. 

Mendix Academy, central de cursos e treinamentos da plataforma Mendix. Foto/Reprodução: Site Mendix

Veja vídeos no Youtube

O Youtube é uma mão na roda pra quem é autodidata ou quer aprender algo sem nenhum custo. Com o low-code também não seria diferente. O Youtube conta com diversos conteúdos voltados para quem deseja mergulhar no universo do desenvolvimento de baixo-código, inclusive com canais especializados apenas no assunto. 

Canal Léo Andrade

Foto/Reprodução: Youtube

Primeiro canal do Brasil a falar sobre low-code, Léo Andrade é especialista em low-code e no-code e compartilha vídeos sobre programação, tecnologia e carreira em tech, tudo de forma simples e didática. 

O principal objetivo do canal é ajudar pessoas que buscam entrar na área de desenvolvimento de aplicativos, então se você está buscando aprender sobre low-code, o canal do Léo Andrade é uma excelente alternativa. 

Faça cursos

Para acelerar a sua jornada para se tornar um desenvolvedor low-code, outra opção é realizar cursos ministrados por empresas que já entendem do assunto. 

Aqui na TrueChange, todo o mês abrimos inscrições para um treinamento gratuito na plataforma Mendix. 

O Mendix na Prática é um treinamento com foco em empregabilidade, é gratuito e 100% on-line, com aulas ao vivo via Google Meet, onde são ensinadas questões de desenvolvimento de softwares usando a plataforma low-code.

Com 4 dias de duração, a carga horária é de 8 horas totais e para participar, é preciso ter noções básicas de lógica de programação e banco de dados. Ao final do curso, a participante recebe um certificado de conclusão. 

Faça sua inscrição para a próxima turma. 

Treinamento gratuito com inscrições abertas todo mês. Foto/Reprodução: Site TrueChange

Participe de comunidades

Interagir com outras pessoas que estão aprendendo low-code também é uma ótima forma de aprender. As comunidades servem para profissionais e entusiastas da área compartilharem experiências, tirarem dúvidas, promoverem eventos e se atualizarem sobre as novidades. 

Esses grupos costumam se reunir em webinars e outros tipos de encontros para compartilhar ideias, sendo extremamente úteis para quem está começando a carreira. 

Se você se aventura no mundo Mendix (ou deseja começar) os canais do “Mendix Brasil” no Discord, Telegram e MeetUp são uma excelente oportunidade para trocar conhecimentos sobre a plataforma low-code. O espaço reúne profissionais que já trabalham com low-code e pessoas que estão dando os primeiros passos na plataforma. 

Tire certificações

As certificações são uma forma fundamental de buscar maneiras de comprovar e expandir as suas habilidades enquanto profissional de tecnologia, e com low-code não seria diferente. As certificações em low-code representam um grande diferencial no seu currículo, além de agregar ainda mais conhecimento na carreira profissional. 

A Mendix, por exemplo, possui o Mendix Developer Certification Program, programa de certificação para impulsionar a sua carreira validando seu conhecimento e nível de habilidade na plataforma. 

Foto/Reprodução: Site Mendix

As certificações Mendix são divididas em três níveis e podem ser tiradas todas online e os valores variam de 400 a 600 dólares. 

  • Rapid Developer Certificate;
  • Intermediate Developer Certificate;
  • Expert Developer Certification.

Dica extra: estude inglês

Não tem pra onde correr, inglês é realmente primordial se você deseja se tornar um desenvolvedor low-code de sucesso. A maioria dos conteúdos, cursos e materiais sobre low-code na internet estão em inglês. Você precisa ter, no mínimo, uma noção do idioma para se aprofundar nos estudos e se especializar. 

Outro ponto é: o mercado internacional para low-code é extremamente aquecido. Então se você sonha em trabalhar para uma empresa de fora ou até sair do Brasil, falar inglês será essencial. 

Para não-programadores (Citizen Developers)

Se você não é programador (ou muito menos da área de tecnologia), saiba que desenvolver em low-code não é uma realidade distante. Isso porque para criar uma aplicação, você pode pensar que precisa de um diploma de Ciência ou Engenharia da Computação – ou pelo menos aprender uma linguagem de codificação totalmente nova.

Pessoas com uma variedade de experiências profissionais, de negócios à comunicação, passando por saúde e design, encontram um novo caminho para carreiras que envolvem o low-code. São os chamados citizen developers (desenvolvedores cidadãos, em português).

Independentemente da formação profissional, essas pessoas estão descobrindo como as plataformas low-code maximizam sua criatividade. Permitem transformar ideias em produtos tangíveis, sem tropeçar em detalhes técnicos.

Conheça a principal plataforma de desenvolvimento low-code

O low-code é uma ferramenta tão importante para o mundo da Tecnologia que o Gartner instituiu um Quadrante Mágico específico que lista as melhores empresas do mercado. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as mais importantes em que você pode trabalhar:

1- Mendix 

Líder global quando o assunto são plataformas de low-code, a Mendix está posicionada como o player número um também no Quadrante Mágico do Gartner e pela consultoria Forrester. Hospedada na nuvem, a plataforma oferece liberdade para simplificar as operações. 

Foto/Reprodução: Site Mendix

Seus recursos possibilitam o desenvolvimento de soluções com mais rapidez, além de  simplificar as operações. Assim, os desenvolvedores ficam livres das tarefas repetitivas e tediosas. 

Uma das grandes vantagens de contar com uma plataforma low-code da Mendix é a possibilidade de criar soluções modernas de microsserviços sem conhecimento especializado. 

As aplicações Mendix são armazenadas em contêineres portáteis, escaláveis ​​e resilientes prontos para uso. Assim, o seu time pode fazer a implantação em qualquer lugar e escalar para qualquer tamanho sem redesenhar.

Conheça quem trabalha com desenvolvimento de low-code na prática

“Trabalho com low-code há exatamente 1 ano e tenho gostado muito desse estilo de programação, a princípio era difícil acreditar que poderia construir uma aplicação tão robusta com um conceito low-code, porém conforme fui aprendendo pude me surpreender e notar que o paradigma de desenvolvimento de software estava muito evoluído e que a “velha” maneira de milhares de linhas de código bruto começava a ficar pra trás.

Diego Vitorino, Desenvolvedor low-code na TrueChange

Ser dev low-code é se reinventar e descobrir um mundo novo cheio de possibilidades. É entender como usar seus conhecimentos para aprimorar o desenvolvimento de forma ágil, agregando valor ao cliente com mais celeridade. É estar no presente, porém à frente do seu tempo, aprimorando essa forma de desenvolvimento e contribuindo para um futuro de grandes possibilidades.

Luciana Santana – Desenvolvedora Front-End na TrueChange

“O desafio de trabalhar com low-code é ter que ter internalizado o senso da análise de um sistema. O lado bom é que como não necessitamos de muitas linhas de código para a estruturação, temos tempo de montar grandes estruturas robustas e pensar não só na segurança mas na reutilização dos módulos assim facilitando futuramente novos serviços.”

Singy Aguire – Desenvolvedora na TrueChange

Gostou de conhecer mais sobre o desenvolvimento em low-code? Então que tal transformar a possibilidade de uma nova carreira em realidade? Conheça, agora mesmo, o Mendix na Prática. Agora, se você é um expert no assunto, veja as vagas abertas na TrueChange.