O Gartner, uma das principais empresas de consultoria do mundo, indicou a Mendix como líder no quadrante mágico Enterprise Low-Code Application Platforms (LCAP). O que é esse quadrante e como a Mendix alcançou essa realização? Descubra a seguir!

Criado por Gideon Gartner, patriarca da indústria de TI, o Gartner Group se tornou uma das principais referências no mundo quando o assunto é tecnologia e transformação digital. 

Especializado em prestar consultoria às empresas tech e desenvolver ferramentas que permitem decisões mais rápidas e inteligentes, o Gartner disponibiliza anualmente um dos seus produtos mais aguardados por executivos do setor de tecnologia e diretores de marketing: o Quadrante Mágico!

Existem Quadrantes Mágicos para vários segmentos de negócios de TI. Nesses diferentes quadrantes, o Gartner indica os pontos fortes e as necessidades de melhorias das empresas mais ativas e respeitadas do mercado. Essas informações podem ser usadas por outras companhias para que aprimorem seus processos internos e reconheçam seus próprios diferenciais. 

Empresas indicadas no Quadrante Mágico são classificadas em quatro categorias:

1- Líderes: companhias tecnologicamente mais avançadas que ditam as regras e tendências dentro do seu segmento;

2- Desafiadores: empresas que abraçam o que é novo e possuem facilidade para lidar com a inovação, mas que detêm apenas uma parcela de mercado;

3- Visionários: companhias que atuam fortemente com pesquisa e desenvolvimento, mas que ainda não fizeram grandes mudanças tecnológicas em suas infraestruturas;

4- Concorrentes de nicho: empresas que focam em determinadas características de um mercado e fazem o básico do que se dispõem a fazer com as tecnologias que possuem.

No relatório “Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar de 2021“, o Gartner afirma que a LCAP (Low-code Application Platform) será uma das tecnologias mais adotadas nos próximos anos.

Agora, em uma de suas pesquisas recentes, publicada em 31 de dezembro de 2022, o Gartner apontou a Mendix, parceira da TrueChange no Brasil, como líder no quadrante Enterprise Low-Code Application Platforms (LCAP), tecnologia que apresentou como tendência em 2021.

Fundamental para a transformação digital das empresas, conheça neste post mais sobre a tecnologia low-code e qual a sua importância para o Gartner. Também como funcionam os quadrantes e por que a Mendix se tornou líder no quadrante Enterprise Low-Code Application Platforms (LCAP).

Gartner: relevância para o mundo em tecnologia

Há anos, o Gartner é a principal referência no mercado quando o assunto é inovação e tecnologia. Seus estudos e relatórios são seguidos em todo o mundo, sendo utilizados como estrela norte para executivos de tecnologia e diretores de marketing se aprimorarem e melhorarem suas estratégias.

O Gartner foi criado em 1970 pelo empreendedor Gideon Gartner e, atualmente, conta com milhares de consultores atuando em diversos países do mundo para apresentar novas soluções para o mercado de TI.

O Quadrante Mágico é apenas um dos produtos entregues pelo Gartner e nele são apontadas as empresas mais fortes e relevantes de seus respectivos segmentos. Ainda assim, existem outros produtos que também são necessários para o mercado tech, sendo eles: Relatório Cool Vendors e o Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar.

Como funcionam os quadrantes mágicos do Gartner

O que torna o Quadrante Mágico do Gartner tão interessante é justamente a sua proposta simples. Ele é apresentado de forma gráfica para indicar, visualmente, quais são as empresas que se encaixam como Líderes, Desafiantes, Visionárias e Competidoras do setor de TI. E faz isso considerando a capacidade de execução de cada uma delas e a sua abrangência de visão.

No caso de validar a capacidade de uma empresa em executar as ações às quais se propõe, o Gartner considera sete critérios básicos: 

  • Execução de marketing: criatividade, qualidade e efetividade com que a empresa se comunica com seu cliente;
  • Experiência do consumidor: índice de satisfação dos usuários em relação ao produto e serviço ofertado pela empresa;
  • Produtos e Serviços: nível de diferenciação dos produtos e serviços oferecidos;
  • Operações internas: habilidade de realizar suas operações para atingir as metas e os objetivos;
  • Responsividade ao mercado: capacidade da empresa se adaptar a diferentes cenários e situações de mercado;
  • Viabilidade: potencial para cobrir todos os custos de projetos e operações, e ainda assim garantir a sustentabilidade financeira;
  • Vendas e Precificação: aptidão para definir preços e encontrar estratégias eficientes de vendas.

Já quanto à abrangência de visão da companhia, o Gartner considera os seguintes pontos:

  • Conhecimento de mercado: capacidade de compreender as reais necessidades do cliente e oferecer soluções adequadas que atendam essas necessidades;
  • Tipo de abordagem: ações estratégicas utilizadas pela empresa para desenvolver e distribuir seus produtos e serviços;
  • Estratégia de indústria: aptidão em satisfazer as necessidades de nichos específicos do mercado;
  • Ações de marketing: eficiência dos esforços de marketing para apresentar o produto e serviço e se comunicar com o cliente, tanto offline como on-line.
  • Estratégia de vendas: práticas adotadas pela equipe comercial para atrair e reter os consumidores;
  • Métodos geográficos: capacidade da empresa alcançar e atender as necessidades de várias regiões geográficas diferentes;
  • Transformação digital e inovação: nível de pensamento ágil e capacidade de investimento para a criação de vantagens competitivas;
  • Modelo de negócios: eficácia da proposta de negócio para dominar o segmento em que atua.

Alcançar o quadrante Líder é o objetivo master de praticamente todas as empresas de TI. Afinal, essa posição demonstra que a companhia se tornou referência no seu segmento e que as suas ações podem servir como base para as estratégias de outras grandes marcas. 

LEIA TAMBÉM | Low-code e no-code: leia e entenda agora as diferenças

Entenda o Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar

O Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar é um relatório que mostra quais são os 23 principais movimentos tecnológicos que estão inovando a transformação digital agora e que impulsionarão novos movimentos disruptivos no futuro.

No relatório “Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar de 2021“, algumas tecnologias apareceram como destaque: 

  • Low-Code Application Platform (LCAP);
  • Deep Learning;
  • Cloud IA (Inteligência Artificial);
  • Edge IA.

A utilização das três últimas tecnologias será cada vez mais fundamental na criação de assistentes virtuais avançados, que serão capazes de funcionar como agentes virtuais de faturamento ou mesmo como motoristas virtuais em carros. O impacto da sua utilização será substancial nas indústrias, organizações e nas interações com o consumidor. 

Essas tecnologias apontadas pelo Gartner, além do LCAP, se alinham a três temas importantes na transformação digital: 

  • Interfaces e experiências: tecnologias que estão mudando fundamentalmente a maneira como interagimos com o mundo;
  • Facilitadores de negócios: tecnologias que impactam as empresas mudando práticas, processos, métodos, modelos ou funções;
  • Revolução da produtividade: a confluência de múltiplas tecnologias e tendências que ajudam as organizações de forma rápida, precisa e em maior volume, a classificar, prever e resolver problemas que os humanos não conseguem.

A importância do LCAP no Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar 

Além de Deep Learning, Cloud IA (Inteligência Artificial) e Edge IA, o relatório também destacou a Low-Code Application Platform (LCAP) como uma das principais tendências dos próximos anos. 

Para o Gartner, “o potencial de impacto do low-code é muito alto porque a tecnologia pode ser utilizada em praticamente todos os segmentos e quase todas as aplicações”.

Os anéis representam o intervalo, que estima o número de anos que levará até que a tecnologia ou tendência passe de adotante inicial para adotante majoritário. 

O tamanho e a cor da tecnologia emergente – ou sinal de radar de tendência – representam a importância da tecnologia. Em outras palavras, quão substancial será o impacto da tecnologia ou tendência nos produtos e mercados existentes.

Como é possível ver na imagem, a LCAP no Gartner Emerging Technologies and Trends Impact Radar é considerada uma tecnologia facilitadora de negócios. O tempo estimado de adoção é desde agora se desenvolvendo até o próximo ano.  

Entenda o Quadrante Mágico Enterprise Low-Code Application Platforms (LCAP)

Segundo o Gartner, uma Enterprise Low-Code Application Platform (LCAP) é “uma plataforma de aplicativos usada para desenvolver e implantar aplicativos personalizados, abstraindo e minimizando ou substituindo a codificação necessária no desenvolvimento”.

Estar no Quadrante Mágico Enterprise Low-Code Application Platform significa que a empresa em questão realmente entrega uma tecnologia que reduz a quantidade de “codificação manual” e aumenta a quantidade de código reutilizado. Ou seja, possui requisitos como:

  • Recursos de baixo código para desenvolver um aplicativo completo;
  • Suporte para o desenvolvimento de aplicativos (que consiste em interfaces de usuário, lógica de negócios, fluxo de trabalho e serviços de dados);
  • Teste, implantação e gerenciamento simplificados de aplicativos.

Entre esses recursos, também disponibiliza funcionalidades opcionais aos usuários, como:

  • Ajuda à arquitetura orientada a eventos;
  • Automação e gerenciamento de processos de negócios;
  • Experiências do usuário front-end além da interface do usuário da Web (UI);
  • Geração de API personalizada para a criação de serviços de negócios;
  • Gestão de equipes de desenvolvimento distribuído em larga escala;
  • On-premises e suporte multicloud;
  • Suporte ao desenvolvimento aumentado por IA;
  • Suporte ao desenvolvedor do cidadão;
  • Suporte de catálogo para componentes, conectores e modelos.

As características de uma plataforma Enterprise Low-Code Application Platform (LCAP) incluem, ainda:

  • Acesso à API para serviços de nuvem corporativos e de terceiros;
  • Contratos de nível de serviço (SLAs);
  • Disponibilidade e escalabilidade de aplicativos desenvolvidos;
  • Fornecimento de suporte técnico e treinamento do fornecedor;
  • Monitoramento de uso;
  • Recuperação de desastres;
  • Segurança;
  • Suporte para alto desempenho.

Como a Mendix se tornou líder no quadrante Enterprise Low-Code Application Platforms (LCAP)

Junto às empresas Microsoft, Salesforce, ServiceNow e OutSystem, a Mendix entrou no Quadrante Mágico para plataformas de aplicativos corporativos de baixo código. 

O que a tornou a Mendix líder do quadrante, segundo o próprio Gartner, é a sua completude de visão. A tecnologia oferece suporte combinado para desenvolvedores cidadãos e profissionais, além de entregar uma biblioteca de ativos compostáveis para diferentes verticais de negócios. 

A plataforma ainda entrega suporte a multicloud, implantações locais e desenvolvimento multiexperiência.

Boa parte das operações da Mendix ocorrem na Europa. Entretanto, a sua sede está concentrada nos EUA, tendo presença forte também nas regiões da Ásia-Pacífico (APAC). Seus clientes estão distribuídos pelo mundo todo e em modelos de negócios dos mais variados nichos e tamanhos, sendo os principais setores: manufatura, finanças e serviços profissionais.

No Brasil, a TrueChange é o principal player de marcado da plataforma, sendo o parceiro Siemens nº 1 na América Latina em soluções Mendix.

Para o Gartner, os pontos fortes que destacam a Mendix como uma das Líderes do quadrante, são:

  • A Mendix continua a fornecer recursos avançados de low-code corporativo que beneficiam novos casos de uso, como a Internet das Coisas (IoT) e gêmeos digitais;
  • A Mendix obteve uma pontuação alta na maioria dos principais recursos, especialmente em design de UX, suporte à integração e governança;
  • A Mendix também fornece opções de implantação flexíveis, suporte a várias nuvens e uma estratégia de lançamento com compatibilidade com várias versões;
  • A Mendix investe, ainda, no suporte a recursos adicionais de região e autoatendimento e permanece focada em segurança e governança de desenvolvimento de aplicativos.

O crescimento dos mercados de LCAP e low-code

Segundo o Gartner, o mercado mundial de tecnologias de desenvolvimento de low-code está projetado para totalizar US$ 26,9 bilhões em 2023, um crescimento de 19,6% em comparação com 2022. Para a consultoria, as iniciativas de uso da tecnologias de desenvolvimento de low-code para atender às crescentes demandas por aplicações será a principal impulsionadora da aceleração do uso de recursos low-code até 2026.

O Gartner, inclusive, acredita que o alto custo de contratação de profissionais de tecnologia e a crescente força de trabalho híbrida contribuirão para a adoção de tecnologias low-code

A aceleração da transformação impulsiona a entrega de aplicações

A aceleração da transformação digital está pressionando os líderes de TI para aumentar drasticamente a velocidade de entrega de aplicações e o tempo de retorno.

O aumento da demanda por sistemas customizados gerou o surgimento de desenvolvedores fora dos ecossistemas de TI das empresas, o que, por sua vez, influenciou o aumento da adoção do low-code.

Para o Gartner, a estimativa é que, até 2026, os desenvolvedores fora dos departamentos formais de TI representarão, no mínimo, 80% da base de usuários de ferramentas low-code. E que, até 2025, metade de todos os novos clientes de low-code virão de compradores de negócios que estão fora da organização de TI.

SaaS e Hiperautomação levarão à adoção de low-code

Todos os principais fornecedores de software como serviço (SaaS) oferecem atualmente recursos que incorporam tecnologias de desenvolvimento de low-code.

Conforme o SaaS cresce em popularidade e as plataformas desses fornecedores são cada vez mais adotadas, o mercado de low-code verá um crescimento proporcional em plataformas Enterprise Low-Code Application Platform (LCAP) e ferramentas de automação de processos.

Além disso, os gestores de negócios desejam criar e executar suas próprias ideias para conduzir mais automação em suas aplicações de negócios e fluxos de trabalho.

A longo prazo, à medida que as empresas adotarem os princípios da transformação digital, elas se voltarão para tecnologias de low-code que suportam a inovação de aplicações e integração.

As empresas hoje estão cientes de que precisam se transformar digitalmente para se manterem competitivas, mas nem sempre têm certeza de quais ferramentas usar.

O low-code permite que os desenvolvedores trabalhem com mais eficiência porque podem reutilizar alguns componentes, proporcionando novas experiências de usuário com mais rapidez. Além disso, ajuda os especialistas em negócios a criarem aplicações próprias para que os departamentos de TI possam se concentrar no desenvolvimento de infraestrutura e outras tarefas complexas.

A capacidade de criar e implementar aplicações com rapidez e eficiência pode mudar tudo. Agende uma reunião com a nossa equipe e dê o primeiro passo para realizar a transformação digital do seu negócio com uma plataforma Enterprise Low-Code Application Platform (LCAP)!