As inovações constantes da era da transformação digital exigem das empresas muito mais agilidade no que se refere ao desenvolvimento de soluções.

E foi justamente com o objetivo de otimizar o processo de criação de aplicações que surgiu o low-code. 

Nesse sentido, é fundamental que a empresa realize um monitoramento de qualidade contínuo, e para conseguir oferecer esse tipo de automação, a plataforma referência no mercado traz a função Mendix AQM para gerenciamento de desempenho em tempo real.

No entanto, para que seja possível entregar uma ferramenta low-code eficiente e que atenda o alto padrão de segurança corporativo, é preciso possuir mais do que uma equipe capacitada.

Desse modo, é possível evitar o retrabalho, bugs inesperados e potencializar a produtividade, dentre outros benefícios. 

Afinal, entregar uma ferramenta eficiente, completa e em menos tempo, torna-se um diferencial competitivo importante para a instituição. 

Neste artigo, vamos conhecer a efetividade das ferramentas de monitoramento que garantem a qualidade e a segurança de soluções low-code que são desenvolvidas dentro da plataforma. 

Acompanhe até o final.

Como é feito o monitoramento de qualidade das aplicações Mendix?

O Mendix AQM (Application Quality Monitor) oferece um painel que fornece uma visão instantânea da qualidade dos modelos de aplicativo lo-code que você está desenvolvendo. 

Uma análise profunda é realizada para verificar se a aplicação em questão atende ao padrão definido pela norma internacional ISO 25010, que é responsável por avaliar os seguintes fatores de um software:

  • Confiabilidade, 
  • Segurança;
  • Funcionalidade;
  • Eficiência;
  • Usabilidade;
  • Portabilidade;
  • Facilidade de manutenção.

Além disso, o Mendix AQM também utiliza os critérios de avaliação SIG / TÜViT , que medem a qualidade interna de manutenção e suas sub características de análise, modificação, testes, modularidade e reutilização. 

Essa análise diz respeito ao código-fonte de um produto de software, não ao comportamento do produto em um ambiente de teste ou produção.

Ou seja, por meio desses dois critérios, é possível obter uma visão ampla da funcionalidade e qualidade da aplicação, tanto externa, quanto interna. 

E devido ao monitoramento realizado pela Mendix AQM ser feito de forma diária e contínua, os desenvolvedores têm a possibilidade de melhorar a capacidade de manutenção e reduzir os custos do ciclo de vida.

Quais soluções de monitoramento o Mendix AQM oferece?

O Mendix fornece uma série de soluções de monitoramento prontas para o uso, a fim de dar suporte às equipes de desenvolvimento. Gráficos de tendências e alertas estão disponíveis para todos os tipos de aplicações. 

 Nesse sentido, o acompanhamento em tempo real e a depuração tornam possível diagnosticar problemas rapidamente conforme eles surgem durante o desenvolvimento.

Essa experiência é fornecida por meio das seguintes ferramentas:

  • Trap: registra continuamente todos os níveis de monitoramento e os armazena quando ocorre um erro;
  • Estatísticas: identifica tendências reunindo estatísticas sobre o desempenho do aplicativo;
  • Desempenho: analisa funções individuais e visualiza onde a melhoria é possível;
  • Medição: monitora a CPU e a memória, realiza consultas de medição e alerta se um limite for excedido.

Como é a classificação de qualidade do aplicativo Mendix AQM?

Os modelos de aplicações Mendix foram mapeados por especialistas da SIG no padrão ISO / IEC 25010: 2011 para qualidade de software. 

A solução AQM mede os principais aspectos da manutenção do aplicativo em relação a um conjunto de parâmetros e avalia seu aplicativo em um banco de dados de milhares de projetos em uma escala de um a cinco.

Esta classificação fornece um indicador de qualidade para seu modelo de aplicativo e indica quanto esforço e custo podem ser esperados com mudanças futuras no modelo inicial.

Uma classificação mais alta significa que o protótipo pode ser alterado mais facilmente em comparação com modelos com uma classificação mais baixa.

Quais são os benefícios do monitoramento automatizado da qualidade?

O tempo de resolução de problemas aumenta exponencialmente conforme a qualidade do código fonte cai.

Ou seja, a aplicação vai se tornando menos segura e mais trabalhosa, o que, por consequência, aumenta os custos e atrasa o desenvolvimento.

Com o monitoramento, acompanhamento do desempenho em tempo real e os testes automatizados integrados que a plataforma Mendix fornece, é possível verificar continuamente se a aplicação está dentro dos padrões internacionais e identificar o aparecimento de falhas no momento em que elas surgem.

Desse modo é possível corrigir, de forma instantânea, erros que possam comprometer a eficiência e a funcionalidade da solução. Tudo isso ao mesmo tempo em que se evita retrabalho e se evita possíveis atrasos na entrega. 

Além disso, com a efetividade aprovada por meio do teste integrado, é possível trabalhar em formas de aprimorar a solução, ao invés de gastar tempo produtivo apenas na correção de bugs. 

Ou seja, a empresa passa a entregar aplicações completas, com alto nível de segurança corporativa e eficientes em muito menos tempo. O que concede um diferencial competitivo importante. 

Em suma, a plataforma Mendix possui todos os recursos necessários para assegurar um desenvolvimento ágil. Quer saber mais sobre o potencial desta ferramenta? Fale com os nossos especialistas.