Cada vez mais, a tecnologia low-code ganha espaço no mercado como uma abordagem de desenvolvimento de software que requer pouca ou nenhuma codificação para construir aplicativos e processos. 

Uma plataforma low-code usa interfaces visuais com lógica simples e recursos de arrastar e soltar em vez de linguagens de codificação extensas.

Os benefícios são incontáveis. Velocidade na entrega, engajamento da equipe, otimização de custos de implementação, agilidade no time-to-market, automação de testes e muito mais!

Essas ferramentas intuitivas permitem que usuários sem nenhum conhecimento formal de programação criem aplicativos para processos de negócios com várias finalidades.

Assim, as plataformas low-code são uma alternativa rápida e fácil ao desenvolvimento de software tradicional.

Porém, para atender às demandas de negócios para desenvolvimento, é importante que a equipe tenha acesso a uma plataforma completa, como a Mendix, que permite automatizar processos e acelerar a transformação digital.

No terceiro artigo da série Mendix 360º, vamos conhecer as diversas ferramentas de automação de testes que garantem a qualidade das aplicações desenvolvidas dentro da plataforma. Ótima leitura!

Mendix oferece ferramentas de automação de testes e garantia de qualidade

A plataforma Mendix entrega às equipes de desenvolvimento um amplo conjunto de ferramentas e pontos de extensão para configurar a garantia de qualidade por meio de uma automação de testes eficiente.

Na prática, isso quer dizer que os aplicativos Mendix são construídos a partir de componentes padrão que já foram pré-testados pela plataforma.

Isso quer dizer que a consistência interna de um modelo de aplicativo personalizado que uma equipe de desenvolvimento constrói sobre esses componentes é continuamente verificada pelo Mendix Studio e Mendix Studio Pro. 

Dessa maneira, buscamos detectar rapidamente possíveis erros e problemas comuns de modelagem no início do desenvolvimento.

Como o Mendix garante a qualidade dos meus aplicativos?

Durante o desenvolvimento, o Mendix Application Quality Monitor (AQM) fornece uma visão sobre a qualidade dos modelos de aplicativo que o seu time está construindo.

Os painéis apresentam detalhes de alto nível e permitem que você faça uma busca detalhada nos processos do microfluxo.

Com componentes padrão, você pode desenvolver lógica de negócios complexa como parte de seus aplicativos.

Para verificar a premissa incorporada em seu aplicativo, você pode usar uma combinação de testes de unidade e outros de aceitação funcionais automatizados, criando um conjunto de testes de ponta a ponta para seus sistemas.

Os desenvolvedores também podem usar ferramentas e serviços de teste de terceiros com o Mendix.

Além disso, todas as ferramentas de teste fornecidas pelo Mendix se integram facilmente aos pipelines de CI/CD. 

Como o Mendix garante a qualidade dos meus aplicativos?

Na plataforma Mendix, a funcionalidade do aplicativo é definida em um nível mais alto de abstração do que a maioria das outras plataformas e linguagens de desenvolvimento de software. 

Sendo assim, com esse controle de qualidade, conseguimos reduzir a probabilidade de defeitos e esforços de teste necessários, porque a plataforma Mendix realiza muitas verificações automatizadas, otimizando os processos de TI.

A plataforma Mendix ajuda você de três maneiras principais:

Impondo consistência em seu modelo de aplicativo

Mendix Studio e Mendix Studio Pro monitoram continuamente se a totalidade do modelo de aplicação é consistente internamente.

Por exemplo, as atividades de microfluxo e os elementos de página que você define precisam ser consistentes com o modelo de domínio. 

Assim, o Mendix Studio e o Mendix Studio Pro mostram um erro, evitando a implantação de um aplicativo que não seja aprovado nas verificações de consistência.

Implantando seu modelo de aplicativo de forma consistente

Quando um aplicativo é iniciado, a plataforma Mendix garante que a estrutura do banco de dados subjacente corresponda ao modelo de domínio definido em seu modelo de aplicativo. 

Como a consistência dentro do seu modelo de domínio também é garantida, a estrutura do banco de dados implantada é consistente com todo o uso de dados do seu aplicativo.

Por exemplo, uma caixa de texto em seu aplicativo não só tem um atributo de string correspondente no modelo de dados, mas também um campo de string equivalente no banco de dados SQL subjacente.

Dessa maneira, no teste não é necessário checar se os dados confirmados em um aplicativo Mendix realmente terminam corretamente no banco de dados SQL subjacente.

Testando componentes padrão do Mendix

Se você imaginar o Mendix como um kit de ferramentas com o qual você cria seus próprios aplicativos, pode ter certeza de que suas ferramentas funcionarão conforme anunciado. 

Nossa equipe interna de qualidade faz verificações rigorosas para confirmar se os componentes padrão do Mendix funcionam como pretendido e continuam a funcionar em todas as versões da plataforma.

Por exemplo, uma caixa de texto conectada a um atributo de string de um determinado comprimento máximo nunca aceitará um valor que exceda esse comprimento.

Dessa maneira, você pode ter certeza de que o escopo do teste é feito de acordo com sua própria lógica, não apenas validando componentes do Mendix.

Nesse sentido, você não precisa testar o conjunto de ferramentas, mas apenas a estrutura que você escolheu para construir o sistema.

A plataforma Mendix tem todos os recursos que você precisa para garantir um desenvolvimento ágil. Quer saber mais e conhecer o potencial desta ferramenta? Entre em contato conosco!